O IQ-UFRN disponibiliza aos alunos e servidores que o compõem, laboratórios equipados situado
no Prédio de Química III de frente Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).
Havendo a necessidade de contato, localize a aba CONTATO no site ou ligue para o ramal 103.
Normas gerais de utilização:
- O Laboratório é de uso exclusivo dos servidores e alunos do IQ;
- Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08:00 às 21:00h;
- Todas as ocorrências técnicas e disciplinares serão encaminhadas para a Diretoria do IQ;
- Os objetos pessoais (cadernos, apostilas, bolsas,etc.), deixados no laboratório, são de responsabilidade exclusiva do usuário.
Conduta do usuário:
- Manter a porta do laboratório fechada;
- Fazer uso da lixeira;
- Manter o espaço organizado;
- Não conversar;
- Não comer, beber ou fumar.
Utilização de programas e equipamentos. É vedado:
- A instalação ou desinstalação de programas;
- Desenvolvimento e disseminação de vírus;
- Abrir equipamentos pertencentes ao laboratório, bem como a retirada de qualquer componente (mouse, teclado, etc), independente de qualquer justificativa ou motivo;
- Alterar quaisquer configurações dos computadores.
Utilização da Internet:
- O acesso se restringe às páginas de conteúdo acadêmico, informacional ou institucional concernente às disciplinas e assuntos relacionados ao curso ou de cunho acadêmico;
- É vedada a divulgação pela rede de mensagens com conteúdo considerado indecoroso, ofensivo ou pretensamente humorístico.
ATENÇÃO! Todo o conteúdo acessado é monitorado pela equipe técnica.
Vem do acrónimo (em inglës) de "Voice Over Internet Protocol", ou seja "Voz sobre IP".
Dicas úteis para um bom funcionamento do seu equipamento:
-
Dica 1: Verifique as conexões dos cabos com o aparelho telefönico.
Tudo deve estar bem conectado.
O telefone deve estar com o painel principal "ativo". Este já é um bom indicativo
de que há conexão do cabo da rede com o aparelho.
O cabo de rede que sai do telefone, deve estar conectado na porta (PC). Ele deve estar ligado a placa de rede do micro.
O cabo que chega da parede, que fornece a internet, deve estar conectado na porta (INTERNET) do telefone.
-
Dica 2: De preferëncia, o cabo de rede do micro deve estar ligado ao telefone.
Se no local onde o telefone estiver instalado possuir mais de um ponto de rede(sobrando), neste caso o telefone
poderá ficar isolado em um ponto de rede.
-
Dica 3: Se o micro não esta acessando a internet , e o telefone está mudo ....e outros micros ao redor estão sem rede !
Com certeza o problema não é só de telefonia, mas sim de acesso a internet/rede.
Neste caso, entre em contato com a SInfo para maiores esclarecimentos.
-
Dica 4: Se não temos energia, não temos telefone.
A energia dos nobreaks (que sustenta os switchs) não dura pra sempre.
Na maiorias dos casos, o nobreak está junto ao rack para evitar uma eventual queda de energia.
Se a energia demorar para voltar, as baterias serão descarregadas e o switch de rede deixará de funcionar.
Se o nobreak não voltar a ligar logo após o reestabelecimento da energia, por favor, procure o departamento
competente para averiguar as tomadas e consequentemente a energia nos racks.
-
Dica 5: Em caso de atualizações do software do telefone.
Como dito anteriormente, nossos telefones se assemelham aos computadores.
As vezes, o mesmo realiza atualizações no software que gerencia o telefone.
Nestes casos, ao aparecer na tela do telefone "Atualizando .... Aguarde" , proceda conforme a mensagem.
Espere que automaticamente o telefone reinicie e reestabeleça o serviço.
Imagens
- Logo UFRN
- Logo Instituto de Química UFRN
- Logo Instituto de Química 50anos
- Logo PET UFRN
- Logo Nova PET UFRN
- Papel de parede IQ01
- Papel de parede IQ02
-
Papel de parede IQ03
Software
OPEN SOURCE! Todos os software são de livre comercio.