O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFRN tem sede permanente no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, situado no Campus Central na cidade de Natal/RN. É credenciado pela Capes/MEC e, parcialmente, custeado com recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP). Desde sua implantação em 1992 já formou 429 mestres e 198 doutores. Dentre os mestres e doutores formados mais de 80% atendem às instituições de ensino públicas e privadas, não apenas no Rio Grande do norte, mas no Brasil e até mesmo no exterior (como é o caso de alunos egressos como Moisés Romolos que atualmente é professor em uma Universidade Francesa). Isso mostra a importância de um programa de pós-graduação em química para a formação de novos docentes e, consequentemente, para contribuir com a formação de jovens pesquisadores que poderão atuar tanto na iniciativa privadda como na esfera pública. O corpo docente doPPGQ é composto de pesquisadores experientes com alta produtividade dos quais 60% são bolsistas de produtividade ou pesquisadores de Dsenvolvimento Tecnológico do CNPq. Tais pesquisadores estão classificados nos níveis 1A (Dulce Maria de Araújo Melo), 1B (Tereza Neuma de Castro Dantas), 1C (Carlos Alberto Martinez Huitle), 1D (Sibele Berenice Castelã Pergher), 1D (Maurício Roberto Bomio Delmonte), 1D (Antonio Souza de Araújo), 1D (José Luiz Cardoso Fonseca), 1D (Kassio Michell Gomes de Lima) e nível 2 ( Julio Cezar de Oliveira Freitas, Djalma Ribeiro da Silva, Rosangela de Carvalho Balaban e Válter José Fernandes Júnior). .A formação acadêmica do corpo docente foi realizada nas melhores universidades e centros de pesquisa do país e do exterior, como Estados Unidos, França, Espanha, Itália, México, etc. A formação de pós-doutorado também foi realizada em países como Alemanha, França, Inglaterra, Estados Unidos e Espanha; além de termos 03 (três) docentes que fizeram pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), nos melhores grupos de pesquisa daquela instituição.
O curso dispõe de linhas de pesquisa bem definidas com uma concentração de projetos em todas as áreas, envolvendo catálise, química dos materiais, nanotecnologia, petróleo e petroquímica, energia renováveis, métodos analíticos, entre outros; com projetos que atendem os anseios da indústria nacional e internacional. O programa está sempre renovando os seus critérios de credenciamento e recredenciamento com a finalidade de incorporar ao mesmo docentes jovens e produtivos que possam contribuir com a qualidade do programa e, consequentemente, com a qualidade de seus discentes.
O programa prioriza a boa formação dos seus discentes; além, é claro, de seus desempenhos, pois considera que o sistema de seleção já estabelece essa relação de excelência do discente com o programa, uma vez que na seleção há um filtro que favorece a entrada dos melhores alunos tanto no mestrado quanto no doutorado.
O programa, em geral, promove dois processos seletivos, os quais ocorrem semestralmente e os primeiros candidatos colocados, que não possuem vínculo empregatício, recebem bolsa de estudo de diversos órgãos financiadores, como CNPq, CAPES, ANP/PETROBRAS, para desenvolverem pesquisas básicas e tecnológicas. É notório que os alunos que se candidatam ao curso de mestrado e, que lograram bom desempenho na iniciação científica, com bons trabalhos de final de curso e participantes de programas PET e bolsistas de IC do CNPq, geralmente, são os mais bem classificados para as vagas, com bolsas CAPES e/ou CNPq e, em geral, são aqueles, que detêm os melhores índices de conclusão dentro do tempo de mestrado estipulado pela CAPES.
Síntese de moléculas com propriedades tensoativas e determinação de suas propriedades físico-químicas; estudo de propriedades tensoativas dos meios micelares; preparo de emulsões, microemulsões e estudo de aplicacões ligadas a indústrias regionais.
Oxidação eletroquímica de poluentes orgânicos por processos diretos e indiretos. Preparação, caracterização e aplicação de microeletrodos para detecção de moléculas inorgânicas e orgânicas em amostras reais. Como também trata de poluentes orgânicos de efluentes industriais. Análise e determinação de subprodutos gerados por oxidação anódica. Avaliação e validação de métodos e técnicas instrumentais utilizadas no laboratório de eletroquímica: HPLC, GC, MS-GC; IR, ATR-TFIR, espectrofotômetro e assim por diante. Corrosão em estruturas de concreto sob atmosfera agressiva; corrosão em dutos transportadores de óleo e gás; inibidores de corrosão para fluidos ácidos; propriedades elétricas de materiais; sensores químicos e biosensores a partir de matrizes poliméricas.
Estudo teórico de: termodinâmica e cinética das reações orgânicas; ligações químicas, aromaticidade e interações intermoleculares de sistemas moleculares orgânicos; sistemas que mimetizam enzimas e de catálise enzimática e mecanismos de reações orgânicas.Estudos envolvendo Machine Learn, DFT e simulação computacional aplicada à química do estado sólido.
Estudos eletroquímicos, espectrofotométricos e quimiométricos para interpretação de parâmetros relacionados com alimentos, substâncias proscritas, medicamentos e meio-ambiente.Desenvolvimento e Validação de Metodologias Analíticas Inovadoras Empregando Métodos Quimiométricos de Ordem Superior. Técnicas de análise térmica para caracterização de alimentos e medicamentos. Emprego de técnicas analíticas e classificação multivariada em programas de rastreamento de câncer de colo de útero e de mama no estado do Rio Grande do Norte.
Linha de pesquisa que engloba a síntese, caracterização e aplicação de materiais que apresentem características físicas e/ou químicas diferentes das da fase "bulk". Essa linha visa a aplicação de materiais em escala nanométrica para atuação nas áreas de extração de nanofios e síntese de filmes finos nanométricos. É uma linha que atua também no campo de saúde e cosméticos, desenvolvendo protetores solares a base de compósitos de cristais lamelares e moléculas orgânicas intercaladas. Nessas áreas se desenvolve nanoencapsulamento de biomoléculas para liberação controlada e bioprodutos para aplicação medicinal, cosméticos e agricultura. Desenvolvimento de nanodispositivos e baterias.
Essa linha tem por objetivo o desenvolvimento de novos combustíveis versáteis para a aviação, como o bioquerosene e outros combustíveis verdes; visa implementar os aspectos sociais, ambientais e econômicos a partir do uso desses combustíveis. Desenvolvimento de processos e catalisadores para refino de petróleo, preparo de biocombustíveis e produtos petroquímicos. Análise e desenvolvimento de métodos analíticos para gasolina, diesel, QAV, álcool etílico, lubrificantes e aditivos correlatos. Produção de Hidrogênio verde e biocombustíveis a partir da biomassa.
Síntese, caracterização e avaliação das propriedades físico-químicas de polímeros no estado sólido e em solução, para utilizações como materiais dentários, fluidos para recuperação de petróleo e sistemas de liberação controlada de fármacos. Também visa caracterizar esses polímeros por espalhamento dinâmico de luz. Estudar toda reologia de soluções desses biopolímeros.
Essa linha visa o desenvolvimento de materiais estruturados para uso em catalisadores em diversas reações; também visa preparar transportadores de oxigênio à base de perovsquitas para produção de energia e capturar o CO2. Visa também a preparação de materiais híbridos, materiais mesoporosos que possam ser usados para produção de energia, como também para reações gás-oleo. Síntese de catalisadores para produção de hidrogênio a partir do etanol e do metano; Preparação de catalisadores de Baixo Custo e Alta Resistência à Formação de Coque a Base de Ni suportados em Al2O3 e promovidos com MgO Sintetizados pelo Método One-pot para Produção de H2 via Reforma a Seco do Metano; Desenvolvimento de metodologias de caracterização textural avançada de catalisadores porosos; Desenvolvimento de materiais catalíticos a base de Zeólitas, materiais mesoporosos, perovskitas, óxidos, argilas polarizadas e sistemas de suportes estruturados a base de alumina e óxido de magnésio; envolvendo reações de reforma catalítica para produção de gás de síntese; desenvolvimento de filmes finos para células fotovoltaicas; produção de materiais para revestimento de poços de petróleo,etc.
Linha de pesquisa dedicada a síntese e/ou isolamento de moléculas orgânicas de interesse biotecnológico. Com projetos relacionados à caracterização estrutural e avaliação de propriedades biológicas de substâncias naturais produzidas pelo metabolismo secundário, fixo e volátil, de plantas da caatinga, principalmente; projetos envolvendo o estudo químico e biológico de esponjas marinhas do litoral do Rio Grande do Norte e ainda estudos visando a extração de moléculas bioativas obtidas a partir da cultura de microrganismos marinhos, oriundos de sedimentos coletados na costa brasileira. E vários projetos voltados para a síntese de compostos orgânicos heterocíclicos nitrogenados, especialmente quinoxalinas e benzimidazóis, almejando aplicações em áreas biológicas, tais como atividade anticâncer; de quimiossensores seletivos para espécies iônicas e biomoléculas relevantes; de materiais moleculares, incluindo cristais líquidos e dispositivos OLED.
Essa linha envolve os processos e desenvolvimento de materiais como sensores que visem aplicação ambiental, tais como: tratamento de efluentes gasosos, líquidos e sólidos de diferentes industrias. Essa linha também envolve metodologias para a proteção ambiental, prevenção dos impactos negativos ao ser humano e ao meio ambiente. Um dos objetivos dessa linha é fornecer soluções para diminuir os influxos de substancias, tratar resíduos ambientais usando as técnicas analíticas e espectroscópicas, além dos processos químicos e eletroquímicos.
Código | Ano/Período | Componente Curricular |
---|---|---|
dout14 | 2014.2 | Doutorado em Química - Presencial |
Código | Ano/Período | Componente Curricular |
---|---|---|
mest14 | 2014.2 | Mestrado em Química - Presencial |
Disciplina | |||
---|---|---|---|
Período | Horário - Turma | Docentes | |
CATÁLISE APLICADA A INDÚSTRIA DE PETRÓLEO - QUI2044 | |||
2022.1 | 6M1256 - 01 | ANTONIO SOUZA DE ARAUJO (30h) e VALTER JOSE FERNANDES JUNIOR (30h) | |
CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM CIMENTAÇÃO DE POÇOS PETROLÍFEROS - QUI2074 | |||
2022.1 | 5M3456 - 02 | JÚLIO CÉZAR DE OLIVEIRA FREITAS (60h) | |
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - PPGQ1010 | |||
2022.1 | 3T456 - 01 | AMANDA DUARTE GONDIM (15h) e MATHEUS DE FREITAS FERNANDES PEDROSA (15h) | |
FÍSICO-QUÍMICA AVANÇADA I - QUI2003 | |||
2022.1 | 3M3456 - 01 | ANDERSON DOS REIS ALBUQUERQUE (30h) e DAVI SERRADELLA VIEIRA (30h) | |
FUNDAMENTOS DE ADSORÇÃO E CATÁLISE - QUI2042 | |||
2022.1 | 3T3456 - 01 | SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER (60h) | |
MATERIAIS POLIMÉRICOS NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO - QUI2040 | |||
2022.1 | 6M3456 - 01 | ROSANGELA DE CARVALHO BALABAN (60h) | |
MÉTODOS ESPECTROSCÓPICOS APLICADOS A COMPOSTOS ORGÂNICOS - QUI2021 | |||
2022.1 | 6M3456 -01 | RENATA MENDONÇA ARAUJO (60h) | |
PROPRIEDADES DE COLOIDES - QUI2030 | |||
2022.1 | 2T2345 - 01 | ALCIDES DE OLIVEIRA WANDERLEY NETO (30h) e JOSE LUIS CARDOZO FONSECA (30h) | |
QUÍMICA ANALÍTICA AVANÇADA - QUI2075 | |||
2022.1 | 2M3456 - 01 | KASSIO MICHELL GOMES DE LIMA (60h) | |
QUÍMICA ORGÂNICA AVANÇADA - QUI2005 | |||
2022.1 | 6M3456 -01 | FABRICIO GAVA MENEZES (60h) | |
SEMINÁRIOS DE PETRÓLEO E ENERGIAS RENOVÁVEIS - QUI2077 | |||
2022.1 | 3M3456 - 01 | JÚLIO CÉZAR DE OLIVEIRA FREITAS (30h) e JOSE RIBAMAR CAMPOS JUNIOR (30h) | |
SEMINÁRIOS EM QUÍMICA I - QUI2002 | |||
2022.1 | 4M34 - 01 | TIAGO PINHEIRO BRAGA (30h) | |
SEMINÁRIOS EM QUÍMICA II - QUI2047 | |||
2022.1 | 6T45 - 01 | DULCE MARIA DE ARAUJO MELO (30h) | |
TÓPICOS ESPECIAIS EM QUÍMICA ANALÍTICA - QUI2057 | |||
2022.1 | 5T3456 - 01 | POLLYANA SOUZA CASTRO (60h) |
Período | Processos Seletivos |
---|---|
02/02/2022 à 10/02/2022 | Edital Nª 02/2022_DOUTORADO_PPGQ (02/02/2022 : 10/02/2022) |
Período | Processos Seletivos |
---|---|
02/02/2022 à 10/02/2022 | Edital Nª 01/2022_MESTRADO_PPGQ (02/02/2022 : 10/02/2022) |
Suspendisse faucibus sem nec dictum tristique. Morbi quis scelerisque ligula. Mauris id nisl eget velit tincidunt congue. Nam vel egestas arcu. Donec pretium rutrum justo eu dapibus... MORE
Curabitur fringilla, massa sit amet ultricies iaculis, nisi lorem faucibus justo, eu interdum odio nunc eu lorem. Aliquam auctor id augue posuere consectetur. Maecenas mollis nisl ut diam condimentum, eu sagittis ante elementum... MORE
In non commodo risus. Praesent fringilla ligula in orci consectetur pulvinar. Nunc facilisis metus pellentesque, vestibulum libero eget, varius elit. Aliquam sed gravida dui, a imperdiet eros... MORE
Phasellus volutpat sapien sit amet tellus gravida, nec dignissim elit congue. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus leo magna, condimentum vitae feugiat id, lobortis et nibh... MORE
Sed magna nisl, consectetur sed nisl in, fermentum bibendum dui. Suspendisse vulputate diam quis tellus accumsan, et pellentesque massa iaculis. Nullam hendrerit lacinia nisl, at tincidunt orci dictum in... MORE
What an embarrassing situation, requested page can not be found or it doesn't exist.
Alunos Ativos (Mestrado)