Chemometrics
Pré-lançamento do livro do Prof. kássio Lima

A origem deste livro surgiu quando os autores perceberam a necessidade de escrever material teórico e experimental para a disciplina de Quimiometria do curso de graduação e pós-graduação em Química da UFRN/Brasil. A linguagem de programação R foi escolhida neste livro por apresentar um ambiente de trabalho gratuito, de fácil acesso, rico em uma variedade de pacotes e diversas ferramentas estatísticas capazes de explorar diferentes funcionalidades através de diferentes meios e formatos. Além disso, com a versatilidade de poder trabalhar através de linha de comando ou através de menus pré-definidos pelo próprio software, fica muito acessível e prático explorar os principais conceitos da Quimiometria.
Os principais tópicos de Quimiometria explorados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFRN são:

• (Capítulo 1) Estatística Descritiva e suas propriedades;
  • (Capítulo 2) Projeto e Otimização de Experimentos;
  • (Capítulo 3) Reconhecimento de Padrões;
  • (Capítulo 4) Classificação Multivariada;
  • (Capítulo 5) Regressão Multivariada de Ordem Superior;
  • (Capítulo 6) Imagens Digitais.

Todos os capítulos contêm descrições básicas e exemplos de dados simulados ou reais por meio de scripts na linguagem R. Além disso, o livro apresenta um apêndice que reúne os principais scripts da linguagem R para importação, pré-processamento e organização de matrizes necessárias ao desenvolvimento de modelos multivariados. Por fim, para incentivar o aprendizado, foram criados exercícios propostos para que os alunos possam tentar respondê-los com base na teoria e nos exemplos resolvidos em cada capítulo.

Os autores:

Kássio Michell Gomes de Lima