No último dia 27 de setembro, o instituto de química em parceria com o programa de pós graduação em química (PPGQ) e o programa de pós graduação em ciência e engenharia de materiais (PPGCEM) receberam a visita de Osmar Roberto Bagnato, assessor e representante do CNPEM (Centro nacional de pesquisa em energia e materiais) esteve presente para expor a possibilidade da interação dos programas e institutos da UFRN, com o CNPEM. O centro de ciência atua nas áreas de biotecnologia, biociências, bio renováveis, instrumentação científica e promovendo pesquisas.
O CNPEM é responsável por operar o https://lnls.cnpem.br/sirius/, o equipamento científico mais complexo do Brasil, esse equipamento utiliza aceleradores de partículas para produzir um tipo especial de luz, nomeada luz síncrotron, que é utilizada para investigar a composição e estrutura da matéria em suas formas, sendo aplicável em todas as áreas do conhecimento. Sendo utilizado para tratamentos de doenças, novos fertilizantes, solucionar novos desafios, sendo um passo significativo na ciência.
O centro de pesquisa possui diversas oportunidades para estudantes e pesquisadores da área, ofertando diversos editais no site, quem possuir interesse pode acessar o respectivo site:
https://cnpem.br/
Comentário(s) ( 0 )